Banco do Brasil promete acelerar empréstimos e seguros a produtores do RS

BB garante que não faltará crédito para agricultores atingidos por enchentesO Banco do Brasil (BB) garantiu que não faltará crédito para os produtores rurais gaúchos que estão sofrendo com as enchentes. Voltada principalmente para o setor arrozeiro, a instituição bancária, em conjunto com a Companhia de Seguros Aliança do Brasil, prometeu acelerar os processos de empréstimos bancários e seguros em reunião nessa segunda, dia 7, em Porto Alegre (RS).

Mesmo sem saber o tamanho exato dos prejuízos, o BB vai colocar à disposição valor semelhante ao utilizado para financiar o custeio. Segundo o superintendente do BB no Rio Grande do Sul, Clenio Teribele, até o momento foram financiados R$ 700 milhões para o plantio do arroz em 500 mil hectares.

? Estamos aguardando uma posição do governo para liberar recursos para aquele produtor que já utilizou o teto de recursos controlados, que é de R$ 600 mil ? conta Teribele.

Comprometidos em auxiliar o agricultor que perdeu áreas plantadas, não finalizou a semeadura ou necessita do replantio, Banrisul e Sicredi estudam maneiras de ampliar as possibilidades do seguro agrícola ? Programa de Garantia da Atividade Agropecuária do Governo Federal (Proagro) ? para produtores com perdas parciais na lavoura, pois o programa atende apenas quem teve perdas totais.

Outra ação da força-tarefa liderada pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado, é a agilidade com as vistorias. Todo o processo leva em média 60 dias. Dezesseis profissionais da Companhia de Seguros Aliança já estão no Estado, e outros 20 devem chegar.

Passos para acionar o Seguro Agrícola do Banco do Brasil
 

– Em caso de perda o produtor deverá comunicar a seguradora (0800 729 7000) e anotar o número do protocolo

– A área deverá estar semeada dentro do período de zoneamento

– Informar se há intenção de replantio

– O perito da seguradora entrará em contato com o produtor em até 48 horas após o comunicado

– O produtor deve aguardar a vistoria para iniciar operações de replantio, sob pena de perder o direito à indenização

– Considerar que perda total, mesmo em parte da área, poderá ser indenizada, mediante análise da seguradora

– Será necessária a apresentação de notas fiscais, em nome do segurado, para comprovação do desembolso realizado

– O produtor ou seu representante legal deve acompanhar a realização da vistoria e assinar o laudo