Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Banco Central só decide sobre juro no dia do Copom, afirma Meirelles

IBC-Br apresentou estabilidade no mês de maioO presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, repetiu nesta quinta, dia 15, a afirmação de que as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre o juro básico da economia (Selic) são tomadas "levando em conta todos os dados existentes" até o dia da reunião.

A afirmação foi feita um dia depois de o próprio Banco Central divulgar que o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) apresentou estabilidade em maio, na comparação com abril, já dessazonalizado.

Meirelles reiterou a avaliação de que é positivo o calendário das reuniões do Copom, com intervalo de 45 dias, período que permite à autoridade monetária acumular dados sobre a economia e assim tomar a decisão mais adequada. Por isso, segundo ele, o BC não toma decisões previamente.

Questionado sobre a hipótese de que o mercado poderia estar “atrasado” em relação às suas apostas para a reunião que acontece na próxima semana, Meirelles preferiu não opinar e disse apenas que esses prognósticos são de responsabilidade de cada instituição. Ele também não quis tecer comentários sobre a queda observada nos juros futuros anteontem, após a divulgação dos dados das vendas do varejo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sair da versão mobile