Banco Central edita resolução necessária para que bancos renegociem dívida agrícola

Conselho Monetário Nacional autorizou prorrogação do prazo de vencimento das parcelas de custeio nesta segundaO Banco Central (BC) editou no início da tarde desta terça-feira, dia 1º, a resolução número 3583, que dispõe sobre como será feita a prorrogação do prazo de vencimento das dívidas de custeios. A informação foi divulgada pela jornalista Ana Amélia Lemos no programa Mercado e Companhia.

A decisão do BC autoriza a publicação da resolução do Conselho Monetário Nacional, que nesta segunda, dia 30, prorrogou de 1º de julho para 15 de agosto o prazo para o pagamento das parcelas de custeio Proger, Pronaf e Fat Giro Rural que venceriam entre 1º de abril e 30 de junho, referentes às safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006. Foram prorrogadas também para 15 de agosto as parcelas de custeio de produtores dos municípios em que foi decretado estado de emergência ou calamidade nas safras 2007/2008. Já as parcelas de investimento com risco da União ou dos Fundos Constitucionais, com vencimento entre 1º de janeiro e 1º de julho, foram adiadas para 30 de setembro.

De acordo com o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator da medida provisória (MP) 432 ? que trata da repactuação dos débitos dos produtores rurais ? a resolução da autoridade monetária era essencial para que os bancos começassem a operacionalizar a renegociação. As agências bancárias já haviam recebido as instruções da MP, assinada pelo presidente Lula no dia 27 de maio passado, mas ainda não tinham o instrumento do BC. A autorização deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, dia 2.