Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Banco Central eleva estimativa de crescimento da economia em 2019

Previsão de crescimento do PIB da agropecuária também subiu, saindo de 1,1% para 1,8% neste ano

economia
Foto: Pixabay

O Banco Central aumentou ligeiramente a previsão de crescimento da economia para este ano e prevê, ainda com elevado grau de incerteza, melhora no ritmo de expansão em 2020. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 0,8% para 0,9% em 2019.

“Para o PIB de 2020, ainda com elevado grau de incerteza, projeta-se crescimento de 1,8%. Ressalte-se que essa perspectiva está condicionada ao cenário de continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira e pressupõe que o ritmo de crescimento subjacente da economia, que exclui os efeitos de estímulos temporários, será gradual”, diz o relatório, divulgado trimestralmente.

De acordo com o documento, o resultado melhor que o esperado para o PIB do segundo trimestre de deste ano favoreceu o ajuste na estimativa para 2019.

“A projeção ora apresentada considera ritmo de crescimento ainda lento no terceiro trimestre, em linha com indicadores coincidentes divulgados até o momento, e aceleração no quarto trimestre, para a qual deve contribuir o impulso das liberações extraordinárias de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS)/Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep)”, afirma o relatório.

Agropecuária

A previsão para o crescimento da agropecuária passou de 1,1% para 1,8%. Segundo o Banco Central, essa revisão é compatível com o resultado mais recente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aumentou a estimativa de safra para alguns produtos com elevada participação no setor da agricultura, como soja e milho.

Sair da versão mobile