Segundo o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Vasconcelos, a elevação na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 é a maior já feita pelo BC de um trimestre para outro. A projeção de inflação para o ano também subiu, para até 5,4%.
Os dados fazem parte do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quarta, dia 30, reforçando as expectativas do mercado financeiro de que a instituição manterá a política atual de aumento do juro. A projeção é de uma taxa de chegar a 12% ao ano no final do ano. O motivo é o temor de superaquecimento da economia.
No relatório, o BC afirma no relatório que a política de juros ganhou mais “poder” nos últimos anos devido ao aumento da relação entre crédito e crescimento, entre outros fatores. Ou seja, as altas da taxa básica têm efeitos maiores sobre a inflação do que há dois ou mais anos.
Para o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Gonçalves, isso não significa que o BC irá mudar o ritmo de alta dos juros. A expansão acima de 7% e uma inflação acima de 5% devem se confirmar, avaliou.