As informações fazem parte do Land Matrix, um banco de dados online que fornece elementos importantes sobre complexo fenômeno global de aquisição de terras em larga escala. Junto com o site, também está sendo disponibilizado o relatório Transnational Land Deals for Agriculture in the Global South, ainda sem tradução para o português.
Saiba mais: entenda como funciona o controle da aquisição de terras por estrangeiros no Brasil
A ferramenta documenta 996 transações desde o início da década passada, totalizando mais de 57,3 milhões de hectares de terras, o que representa o tamanho de metade da Europa Ocidental. Dessas áreas adquiridas, 41% encontram-se na África. Os dados mostram ainda que 10% dos investidores adquiriram 68% das terras.
Uma análise detalhada também revela que quase a metade da terra em questão já está sendo usado para o cultivo agrário, o que implica em competição entre os investidores e pequenos produtores rurais.
– A aquisição de terras muitas vezes ocorre em áreas com uma densidade populacional considerável, e não em “terras ociosas” – explicou Markus Giger, do Centro de Desenvolvimento e Meio Ambiente (CDE) da Universidade de Berna Dela.
Brasil
O Land Matrix apresenta dados de 24 aquisições de grandes quantidades de terras por parte de investidores brasileiros. Dessas transações, 21 foram realizadas dentro do Brasil, e apenas três em outros países, sendo duas na Etiópia e uma em Moçambique.
Já os investimentos internacionais de grandes proporções no território brasileiro chegaram a 35 desde o ano 2000. Foram 14 aquisições de terras pelo Canadá, cinco pela Holanda, quatro pelos EUA e Austrália, três pelo Reino Unido, duas pela África do Sul e uma pela Espanha e pela Arábia Saudita.
Transparência
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, o objetivo do Terra Matrix é promover a transparência e responsabilização nas decisões relativas à questão da terra e investimentos através de dados abertos, acessíveis através de ambos os mapas e visualizações, bem como downloads.
– A falta de transparência é um grande obstáculo para promover a responsabilização ea melhoria decisões sobre a terra e investimentos. Terra Matrix é um passo significativo para abrir informação e discussão sobre essa tendência – diz o diretor da Secretaria da Coalizão Internacional para a Terra, Madiodio Niasse.
O site foi criado para fornecer um mecanismo que possibilite observar continuamente as tendências de investimento em territórios. Por isso, os cidadãos também podem participar do projeto, adicionando novas informações e ajudando a melhorar a qualidade e confiabilidade do banco de dados.
Para enviar informações sobre compras de grandes quantidades de terras, escreva um e-mail para reportlanddeal@landportal.info. As informações fornecidas são filtradas e checadas pelas entidades parceiras antes de ficarem disponíveis online. Além disso, através deste endereço, é possível também adicionar ou melhorar informações das ofertas já tornadas públicas.