O Banco do Brasil iniciou as contratações do Pronaf B, utilizando recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), para apoiar pequenos agricultores e microempreendedores rurais de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
A medida tem potencial de beneficiar mais de 15 mil famílias, incluindo assentados, comunidades indígenas, quilombolas, mulheres e jovens. Além do crédito, a iniciativa oferece assistência técnica para planejamento, orientação educativa e financeira, promovendo a inclusão bancária e o fortalecimento da agricultura familiar na região.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Pronaf B: condições e objetivos
O Pronaf B é destinado a famílias com renda bruta anual de até R$ 50 mil. Com taxa de juros de 0,5% ao ano e prazo de pagamento de até três anos, o programa viabiliza investimentos em infraestrutura e atividades produtivas, como extrativismo, pesca e aquicultura, em pequenas propriedades.
O financiamento pode ser contratado por meio de parceiros agro do Banco do Brasil, como Emater, sindicatos, associações rurais e cooperativas de agricultura familiar. Essa rede amplia a capilaridade de atendimento, permitindo que os financiamentos sejam acessíveis conforme as necessidades dos produtores.
“O Banco do Brasil reforça seu compromisso com o crescimento e fortalecimento do meio rural, ampliando alternativas de crédito e assistência técnica para os agricultores familiares. Essa iniciativa impulsiona a geração de renda e a qualidade de vida no campo”, destacou Luiz Gustavo Braz Lage, vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do banco.
Informações e acesso
Os produtores interessados podem procurar as agências do Banco do Brasil ou os correspondentes bancários da instituição em todo o Centro-Oeste para obter mais informações sobre as condições de crédito e contratação.