O Banco do Nordeste anunciou a prorrogação do prazo das operações de crédito rural para auxiliar os produtores rurais durante a crise do coronavírus. A medida tinha sido solicitada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para amenizar os impactos da crise gerada pelo coronavírus.
Segundo a entidade, as medidas abrangem prorrogações dos prazos dos financiamentos rurais, tanto para custeio quanto para investimento, e também linhas de capital de giro disponíveis na instituição financeira.
Para solicitar a prorrogação, os produtores rurais (pessoa física e jurídica) precisam estar adimplentes até 17 de dezembro do ano passado. “Poderão ser prorrogadas as parcelas vencidas até 90 dias e as parcelas com vencimento até setembro de 2020, ampliando o prazo final do financiamento em até seis meses”, informa.
No caso de parcelas de investimento, também será permitida a renegociação das parcelas vencidas até 90 dias e das parcelas com vencimento até setembro de 2020, incorporando o valor às demais prestações previstas na operação, sem alteração do vencimento final.
As taxas de juros e bônus de adimplência terão as mesmas condições do contrato original.
Para solicitar a repactuação de dívidas, o produtor deverá preencher o Termo de Adesão (disponível no comunicado técnico da CNA), assinar e entregar em sua agência de relacionamento. “Não existe a necessidade de aditivo para produtores com receita anual bruta de até R$ 16 milhões, dispensado registros cartorários”, salienta.
Em caso de dúvidas, o produtor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do Banco do Nordeste, por meio do telefone 0800-728-3030.