Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Banco Mundial anuncia novo financiamento para enfrentar crise de alimentos

Instituição prepara mecanismo de ajuda a países mais afetadosO Banco Mundial (BM) antecipou nesta terça-feira, dia 24, que prepara um novo mecanismo de financiamento para ajudar os países mais afetados pela crise alimentícia a adquirir alimentos e a enfrentar os altos preços dos combustíveis.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Robert Zoellick, no marco da Primeira Reunião de Ministros de Fazenda da América e do Caribe, que acontece no balneário mexicano de Cancún. De acordo com ele, os recursos serão adicionais ao fundo de US$ 1,2 bilhão criado em abril com esse mesmo objetivo.

Segundo dados do órgão financeiro internacional, na América Latina há 50 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza, assim como 25% da população regional, embora há alguns anos o percentual chegasse a mais de 30%. O BM aponta ainda que a crise alimentícia e energética ameaça seis milhões de pessoas na América Central e no Caribe, em particular no Haiti, onde a situação é gravíssima.

A instituição assinalou em um documento tornado público em Cancún que, nos dois últimos anos, os preços internacionais do trigo aumentaram 152%, os do milho, 122%, enquanto a carne subiu apenas 20%.

Sobre os altos preços do petróleo, que alcançaram os US$ 140 por barril, Zoellick disse que é um problema de oferta e antecipou que alguns países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) “já estão pensando em elevar sua produção este ano”.

Por outra parte, o Diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, destacou que uma das causas do aumento de preços é que o dólar se desvalorizou e levou os mercados a buscar equilíbrios e a se proteger dos riscos da inflação. Ele ressaltou que os governos devem promover a produtividade agrícola mediante investimento em caminhos rurais, tecnologia, criação de centrais de abastecimento e infra-estrutura.

Sair da versão mobile