Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bancos privados só darão crédito para setores que respeitarem o meio ambiente

Febraban assinou protocolo de intenções com o governo federalA Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entidade que reúne 120 instituições privadas, assinou nesta terça, dia 7, um protocolo de intenções com o governo federal. Os bancos assumem o compromisso de só conceder empréstimos a setores que respeitarem o meio ambiente.

No ano passado, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinou o protocolo verde com bancos públicos, que se comprometeram a só liberar empréstimos para projetos sustentáveis, que não prejudiquem a natureza. Agora foi a vez das instituições privadas. Segundo o presidente da Febraban, Fábio Barbosa, muitos bancos já vêm adotando esse procedimento. Empresas que solicitam financiamento e adotam boas práticas ambientais pagam menos pelo empréstimo.

? Uma empresa que representa menor risco tende sempre a ter uma taxa de juros menor do que as que representam maior risco. As empresas que têm boas práticas ambientais, nós temos observado, representam um menor risco, portanto, elas tendem a trabalhar com taxas de juros menores e isso é bom para todos.

Na opinião do ministro Carlos Minc, como as atividades dependem de crédito, mexer nesta área representa mais para o meio ambiente do que “alguns milhares de guardas ambientais”

? Isso oxigena as economias.

Sem revelar os lugares, Minc disse que, na minha desta quarta, dia 8, vai participar de uma fiscalização na floresta amazônica para combater as carvoarias e, na semana que vem, vai se reunir com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Há nove meses, a associação se comprometeu a não comprar mais soja de regiões onde deveria haver floresta e não plantação. De acordo com o ministro, mais de 90% da meta teria sido cumprida.

Sair da versão mobile