Bancos são autorizados a negar crédito para quem desrespeitar zoneamento da cana

Governo também liberou financiamento para estimular produção de dendêO Conselho Monetário Nacional aprovou nesta quarta, dia 28, a proibição de crédito para produtores e indústrias de cana-de-açúcar que não obedecerem o zoneamento agroecológico.

Além disso, para incentivar a produção de biodiesel, foi liberada uma linha de crédito de investimento com limite de até R$ 65 mil para agricultores familiares que cultivam o dendê. Para ter acesso ao dinheiro é preciso obedecer as regras do zoneamento e comprovar o fornecimento da produção para indústrias.

Outra decisão do conselho foi permitir que os produtores com operações de crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira possam escolher se preferem pagar com sacas do produto, tendo como base o preço mínimo. Dessa forma, é possível escolher a opção mais vantajosa para o agricultor.

Foi aprovada ainda a prorrogação para 30 de dezembro do pagamento de dívidas de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A medida beneficia municípios de Estados atingidos por enchentes e estiagem.