? Se existe alguém no mundo que duvida que os EUA são o país onde qualquer sonho pode se tornar possível, a noite de hoje é a resposta ? afirmou o senador por Illinois.
? Foi uma espera longa, mas graças ao que fizemos hoje, a mudança está chegando aos EUA ? disse Obama.
O presidente eleito americano também elogiou em seu discurso no Parque Grant seu principal rival na corrida presidencial americana, o republicano John McCain.
? Hoje recebi uma ligação do senador McCain. Ele lutou duro e por muito tempo durante esta campanha. McCain fez grandes sacrifícios pelos EUA, coisas que a maioria de nós não consegue imaginar. Eu o parabenizo e parabenizo a governadora (Sarah) Palin por seu trabalho, e quero trabalhar ao lado deles pelo bem dos EUA ? afirmou Obama.
O presidente eleito dos EUA afirmou ainda que sua vitória mostra que os americanos não estão “divididos entre democratas e republicanos”.
? Enviamos uma mensagem a todo o mundo. A mensagem de que não somos uma coleção de estados vermelhos (republicanos) ou azuis (democratas). Somos e sempre seremos os Estados Unidos da América ? disse.
Obama, que no dia 20 de janeiro se transformará no primeiro presidente negro do país, também agradeceu a sua esposa e filhas pelo apoio, e declarou que sente saudades da avó, que morreu nessa segunda, dia 3.
Ele, que pareceu tranqüilo e relaxado após uma campanha eleitoral, não vacilou uma só vez durante seus 16 minutos de discurso.
O senador lembrou as dificuldades que o país enfrenta, envolvido “na crise financeira mais grave em um século” e nos conflitos no Iraque e Afeganistão.
Obama terminou seu discurso acompanhado pelo vice-presidente eleito, Joe Biden, e com o tradicional “que Deus abençoe os Estados Unidos da América”.