Barack Obama diz em discurso que a mudança chegou à América

Presidente eleito afirma que vitória prova que qualquer sonho é possível nos EUAO democrata Barack Obama disse nessa terça, dia 4, em Chicago, pouco após ser eleito presidente dos Estados Unidos, que sua vitória prova que qualquer sonho pode ser realizado no país.

? Se existe alguém no mundo que duvida que os EUA são o país onde qualquer sonho pode se tornar possível, a noite de hoje é a resposta ? afirmou o senador por Illinois.

? Foi uma espera longa, mas graças ao que fizemos hoje, a mudança está chegando aos EUA ? disse Obama.

O presidente eleito americano também elogiou em seu discurso no Parque Grant seu principal rival na corrida presidencial americana, o republicano John McCain.

? Hoje recebi uma ligação do senador McCain. Ele lutou duro e por muito tempo durante esta campanha. McCain fez grandes sacrifícios pelos EUA, coisas que a maioria de nós não consegue imaginar. Eu o parabenizo e parabenizo a governadora (Sarah) Palin por seu trabalho, e quero trabalhar ao lado deles pelo bem dos EUA ? afirmou Obama.

O presidente eleito dos EUA afirmou ainda que sua vitória mostra que os americanos não estão “divididos entre democratas e republicanos”.

? Enviamos uma mensagem a todo o mundo. A mensagem de que não somos uma coleção de estados vermelhos (republicanos) ou azuis (democratas). Somos e sempre seremos os Estados Unidos da América ? disse.

Obama, que no dia 20 de janeiro se transformará no primeiro presidente negro do país, também agradeceu a sua esposa e filhas pelo apoio, e declarou que sente saudades da avó, que morreu nessa segunda, dia 3.

Ele, que pareceu tranqüilo e relaxado após uma campanha eleitoral, não vacilou uma só vez durante seus 16 minutos de discurso.

O senador lembrou as dificuldades que o país enfrenta, envolvido “na crise financeira mais grave em um século” e nos conflitos no Iraque e Afeganistão.

Obama terminou seu discurso acompanhado pelo vice-presidente eleito, Joe Biden, e com o tradicional “que Deus abençoe os Estados Unidos da América”.