Para o diretor da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores Milton Rego, a dificuldade de exportação para a Argentina – por conta de restrições a importações como licenças não automáticas e mais burocracia – tem relação com os problemas enfrentados pelo setor e impacta na produção.
– Enquanto as vendas para o Mercosul representam 70%, as negociações com os argentinos, sozinhas, alcançam 30%. Não se consegue desviar a produção para outros mercados – afirma o executivo, também diretor de comunicações e relações externas da CNH.
Aliado às oscilações do mercado no intervalo entre safras, esse fator pode ter afetado a filial da John Deere em Horizontina, focada na produção desses equipamentos.
Em um ano, a empresa anunciou 374 demissões. Desse total, só na última semana foram 40. Em nota, a empresa afirmou que a redução “visa a ajustar a força de trabalho aos ciclos de produção” e que irá manter projetos no Estado.
Avanço dos importados no mercado brasileiro
– Há um investimento muito forte em modernização. Em setores onde antes trabalhavam seis pessoas, hoje existem no máximo quatro – afirma o secretário-geral do dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas de Horizontina, Jorge Ramos.
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas, Claudio Bier, as últimas demissões não chegam a ser expressivas, tampouco indicam crise no setor.
O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos no Rio Grande do Sul, Hernane Cauduro, atribui a onda de demissões à perda de competitividade da indústria brasileira. A demanda de máquinas “diminuiu porque os produtos importados estão suprindo uma fatia do mercado que antes era brasileira”.
O setor de máquinas foi um dos beneficiados pelo Plano Brasil Maior, anunciado na semana passada, com alívio de impostos sobre a folha de pagamento, com a condição de manter o nível de emprego. Cauduro, porém, considera as medidas anunciadas pelo governo paliativas e insuficientes para combater o problema da indústria nacional.