Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bebidas de contrabando poderão virar combustível e álcool em gel no Sul do país

Vodca, uísque e vinho aprendidos serão matéria-prima para produtosUm convênio firmado na segunda, dia 6, entre a Receita Federal de Santa Maria e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, possibilitará que bebidas alcoólicas apreendidas por contrabando se transformem em combustíveis, álcool para limpeza e até álcool gel. Garrafas de vodca, uísque, vinho e outras bebidas serão encaminhadas à microdestilaria do Colégio Politécnico da universidade como matéria-prima para elaboração dos produtos.

Segundo o delegado da Receita Federal de Santa Maria, Alexandre Rampelotto, desde 2008 as bebidas recolhidas em condições ilegais ou sem o selo do Imposto de Produto Industrializado (IPI) vinham sendo destruídas. A Receita pode ainda leiloar ou até doar as bebidas para órgãos públicos.

Com o processo que será desenvolvido no Colégio Politécnico, haverá o aproveitamento total das bebidas. O álcool será destilado e dele resultarão produtos para limpeza e combustíveis que serão usados em veículos, limpeza e em laboratórios da UFSM. O resíduo da produção será transformado em um adubo rico em nutrientes. Já o vidro das garrafas será encaminhado para cooperativas de reciclagem.

? São apreendidas muitas bebidas. Temos armazenados em torno de 20 mil litros ? conta Rampelotto.

Ele acrescentou que materiais apreendidos em outras cidades também podem ser repassados ao Politécnico.

Segundo o diretor do colégio, Canrobert Kumpfer Werlang, outras parcerias já foram realizadas entre a instituição e a Receita Federal. Com o convênio, a usina ? onde são feitas pesquisas de matérias-primas para a produção de álcool ? terá material em abundância. Antes, um dos materiais mais empregados na produção era a cana-de-açúcar, vegetal nem sempre disponível e de produção trabalhosa.

? A cana precisa ser moída, fermentada e aí destilada. O álcool só precisa ser redestilado ? afirma Werlang.

Alquimia

Saiba como funciona a transformação de bebidas alcoólicas em álcool e etanol:

1) As bebidas alcoólicas entram no destilador diluídas em água;

2) No destilador, o líquido é aquecido a menos de 100C para a água não evaporar, apenas o álcool;

3) O vapor vai se condensar ao passar por tubos, até chegar em outro recipiente, onde será medida a quantidade de álcool (graduação alcoólica) do produto. Dependendo da quantidade, a bebida vira matéria-prima para outros produtos. Veja:
– Álcool para limpeza ? Graduação 50°GL
– Álcool gel ? Graduação 70°GL
– Combustíveis ? Graduação 92°GL ou 98°GL

Escala GL

– Joseph Louis Gay-Lussac nasceu na França e desenvolveu vários trabalhos na área da Química.
– Um de seus estudos está voltado à lei dos gases. A unidade Gay-Lussac (GL), que mede a graduação alcoólica, leva o nome do estudioso francês.

Sair da versão mobile