Segundo o levantamento da consultoria Safras & Mercado, o Paraná está mesmo atrasado nos trabalhos, enquanto o Mato Grosso já plantou o dobro do que faz historicamente
O plantio da soja da safra 2018/2019 segue adiantado no Brasil, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Agora o plantio atinge 27,5% da área estimada de 36,2 milhões de hectares. Na semana anterior, encerrada em 11 de outubro, o plantio estava em 17,6%.
Os trabalhos estão adiantados em relação ao ano passado, quando nessa época estavam em 18,5%. E também contra a média dos últimos cinco anos, que é de 17,7% para o período.
A preocupação estava por conta do plantio no Paraná, que devido ao excesso de chuvas, estava perdendo ritmo. Agora o estado já semeou 50% da área de 5,6 milhões de hectares, ou seja, levemente atrasado se comparado ao ano passado (51%), mas ainda à frente da média histórica (43%).
Já em Mato Grosso o ritmo segue muito acima do normal. Até o momento 50% da área de 9,6 milhões de hectares foi semeada, contra 25% da média histórica e do montante registrado no mesmo período do ano passado. Os números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) são muito parecidos com o da consultoria, também ultrapassando os 50%.
Veja mais notícias sobre soja