O programa Brasil Carinhoso até então destinava R$ 70,00 para famílias com crianças de zero a seis anos. A partir de dezembro, vai ser ampliado. A medida vale para aquelas famílias que vivem na extrema pobreza. Quem tiver pelo menos um filho com idade entre sete e 15 anos também será beneficiado, contemplando antigas e novas adesões ao programa Bolsa Família.
— Sairão da extrema pobreza todos os membros das famílias que tenham ao menos uma criança de até 15 anos de idade. São mais três milhões de crianças e adolescentes beneficiados. E, ao todo, mais 7,3 milhões de pessoas — afirma a ministra do Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
A ampliação vai representar R$ 1,740 bilhão a mais por ano no orçamento do Bolsa Família.
— Metade dos extremamente pobres do Brasil vive no meio rural, com uma incidência muito grande na região Nordeste. Então, as medidas do Brasil Carinhoso, que complementam as ações do Bolsa Família, vão retirar da extrema pobreza, elevando a renda per capta familiar de aproximadamente metade desse público que está no rural — diz o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.