Biblioteca do Ministério da Agricultura reúne mais de 400 mil obras

Acervo é um dos maiores da América Latina e reúne principais publicações sobre a produção agrícola nacionalA biblioteca do Ministério da Agricultura está entre as maiores da América Latina e conta com mais de 400 mil exemplares. Criada em 1909, o acervo reúne as principais publicações sobre a produção agrícola nacional. Segundo a coordenadora-geral da entidade, Neuza Arantes Silva, a estrutura moderna, com estantes automáticas e salas com umidade e ventilação controladas, garante a conservação dos livros.

– Essa biblioteca possui uma das maiores coleções na área de agricultura especializada em um único país. É uma das cinco depositárias das publicações da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no país. Tem os principais documentos na área de agricultura e pecuária que foram editados desde o tempo do Império. São revistas, livros e todos os relatórios do ministério desde sua criação – relata.

Um exemplo de material disponível é a revista a Lavoura, a mais antiga sobre o agronegócio do país, editada desde 1897. Todos os exemplares constam no acervo para consulta. É possível ainda encontrar raridades, como o primeiro relatório do Ministério da Agricultura, que tratava, entre outras coisas, da relação dos homens negros livres na época do Império.

– Na época, o ministério cuidava das estradas, da parte de educação, da área de pesquisa. Foi nessa época que foram criados os principais institutos de pesquisa, que eram chamados institutos imperiais – explica Neuza.

Curiosidades como relatórios e decretos de Machado de Assis como primeiro oficial do órgão, em 1879, também podem ser apreciadas no acervo. A biblioteca fica na sede do Ministério da Agricultura em Brasília. As consultas também podem ser feitas pela internet e pelo telefone  0800 704 1995.