Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Blairo Maggi defende prorrogação do CAR para todos

Senador cotado para assumir o Ministério da Agricultura, que se filiou nesta quarta ao PP, afirmou que médios e grandes produtores também merecem extensão do prazo 

Fonte: Fernanda Farias/Canal Rural

Cotado para ocupar o Ministério da Agricultura em um eventual governo Michel Temer, o senador Blairo Maggi (PP-MT) defendeu nesta quarta-feira, dia 11, a prorrogação do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os produtores rurais. Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff autorizou a ampliação do prazo, por meio de medida provisória, apenas para pequenos produtores e agricultores, que poderão fazer a inscrição até 5 de maio de 2017. Para os demais, o prazo terminou em 5 de maio. 

O registro no CAR é pré-requisito para produtores rurais obterem os benefícios de programas como o de Regularização Ambiental (PRA), aplicável nos casos da existência de passivos ambientais. Sem o registro no CAR, produtores também ficam sujeitos a restrições na obtenção de crédito agrícola. De acordo com Blairo, os médios e grandes proprietários também merecem a extensão do prazo. Desde 5 de maio, esses produtores ainda podem fazer o cadastro, mas não poderão acessar o crédito rural e perderão os benefícios previstos em lei para quem preencheu no prazo.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou emenda em medida provisória que prorroga até 31 de dezembro de 2017 o prazo para inscrição no CAR para todos os produtores. A proposta, contudo, ainda precisa ser aprovada pelos senadores. A expectativa é de que a votação ocorra na próxima semana. 

Plano Safra 

Em entrevista nesta quarta-feira, dia 11, após se filiar ao PP, Blairo Maggi evitou comentar sobre o novo Plano Safra 2016/2017, lançado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada. Ele disse que só analisará mudanças após ler a proposta. Já falando como ministro da Agricultura, o senador afirmou que sua prioridade como titular da pasta será trabalhar para diminuir os custos de produção. “Minha prioridade será fazer o produtor manter a renda”, disse. 

Sair da versão mobile