A iniciativa tem como objetivo atrair mais de cinco milhões de investidores para a Bolsa até 2015. O ex-jogador de futebol Pelé foi escolhido para a atividade de educação financeira. O presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, disse que a campanha pretende ajudar os cidadãos a confiar no investimento e entender a oscilação dos mercados. Ele também comentou o desempenho dos produtos agrícolas na Bolsa. O balanço do mês de julho mostrou avanço no volume de contratos negociados em produtos como boi gordo e café, mas a participação no mercado da soja ainda é baixa.
? A liquidez desses mercados está também atrelada com o crédito. Nós estamos trabalhando isso com o governo, bem como com os bancos da iniciativa privada. Se a gente olhar o mercado americano, ele deslanchou nos mercados agrícolas por conta de ter um sistema bancário alimentando um crédito a eles para fazer frente às chamadas de margem de ajuste diário. Esse é um trabalho que se está fazendo para que a gente possa cada vez mais trazer mais bancos privados abastecendo aí todo o setor do agronegócio e irá fazer com que a gente possa ter um crescimento ? declarou o presidente.
O executivo confirmou que em breve as operações da BM&FBovespa e da Bolsa de Chicago devem estar interligadas também nos produtos do agronegócio.
? A ideia, na verdade, é a gente passar a lista nos dois centros, tanto em Chicago como aqui no Brasil, todos os produtos do agronegócio. Seja os produtos do agronegócio brasileiro levar eles para Chicago e trazer eles de Chicago para cá também todos os produtos do agronegócio americano, inclusive, trazer também os contratos de energia, como o contrato de petróleo. Então isso nós já estamos com parte desse acordo que a gente tem como a CMI, estamos trabalhando nisso então em breve o mercado terá novidades nesta dupla listagem dos produtos do agronegócio ? explicou Edemir Pinto.