BNDES orienta produtores a adotarem o PSI

Orientação do BNDES aos bancos é que produtores que buscam pelo Moderfrota adotem o PSI, que foi adequado com taxas de juros e condições similares 

Fonte: JCB/Divulgação

O Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) está vigente, mas o orçamento referente ao primeiro semestre do ano agrícola 2015/2016 está “consumido”, segundo informações da assessoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A orientação do banco é que produtores que buscam pelo financiamento adotem o PSI, que foi adequado com taxas de juros e condições similares às do Moderfrota.

De acordo com o BNDES, os recursos estão interrompidos até 30 de novembro, quando os pedidos de financiamento poderão ser protocolados novamente para o segundo semestre do ano agrícola 2015/2016. Segundo o banco, trata-se apenas de uma “otimização de recursos”. O volume de recursos disponibilizado para o Plano Safra 2015/2016 foi de R$ 187,7 bilhões, e os juros do Moderfrota são de 7,5% até R$ 90 milhões e de 9% a 9,5% acima desse valor.