Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

BNDES prorroga suspensão de novos financiamentos do Plano Safra até 15 de abril

Desde o dia 7 de fevereiro foram suspensos novos pedidos de financiamento por causa da falta de recursos para equalizar taxas de juros do crédito rural

Em circular direcionada aos bancos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que prorrogou a suspensão da contratação de crédito rural no âmbito do Plano Safra 2021/22. Assim, permanecem suspensos novos pedidos de financiamento até o dia 15 de abril, “no tocante aos programas agropecuários do governo federal, com recursos do BNDES, salvo a linha de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, diz a circular.

Desde o dia 7 de fevereiro foram suspensos, pelo Tesouro Nacional, novos pedidos de financiamento do Plano Safra 2021/22 por causa da falta de recursos para equalizar taxas de juros do crédito rural, normativa à qual o BNDES tem de acatar.

credito-rural-plano-safra
Foto: Pixbay

Com a alta da Selic definida pelo Copom, o Tesouro argumentou que há insuficiência de recursos para pagar a equalização das taxas nessas operações, já que aumentou a diferença entre a taxa básica atual e as cobradas de produtores.

Suspensão de crédito rural

As suspensões em financiamentos pelo BNDES ocorrem desde agosto do ano passado. Na ocasião, a linha do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e ainda o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) tiveram a contratação de recursos suspensas pelo banco.

Sair da versão mobile