Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

BNDES regula renegociação com produtores gaúchos

Resolução permite parcelamento em até 10 anos com carência de três e 24 meses

Fonte: Dale Portz/arquivo pessoal

A Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul informou nesta terça-feira, dia 24, que o BNDES divulgou circular que normatiza a Resolução Nº 4.545, de 21 de dezembro de 2015, do Banco Central, que permite a renegociação de parcelas vencidas ou a vencer enquadradas no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). “A medida atende solicitação da Farsul, que fez o pedido como forma de amenizar as perdas dos produtores devido aos problemas climáticos de 2016, principalmente nas lavouras de arroz e soja”, disse a entidade, em nota.

Ainda conforme a Farsul, a resolução abrange todos os produtores, independentemente de terem registrado perdas ou não, e permite o parcelamento em até 10 anos com carência de três e 24 meses. Ao optar pela renegociação, o produtor abre mão da taxa de juros contratada e migra para TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) + 5,2% ao ano.

Para o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, é importante avaliar quando a opção é vantajosa. “Recomendamos que usem essa possibilidade se for realmente necessária. Para quem teve perda é fundamental, mas para os demais produtores é preciso fazer os cálculos para ver se o alívio do prolongamento e a carência compensa o juro maior”, afirma na nota. 
  

Sair da versão mobile