Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Boletim Imea: Mato Grosso já semeou 91% da área destinada ao algodão

Expectativa é que o regime de chuvas favoreça as lavouras do Estado, havendo ganho de produtividade em relação ao ano passadoAo longo da semana o plantio avançou em todas as regiões de Mato Grosso, sendo que algumas áreas já foram concluídas, predominando agora o plantio do algodão adensado. O Estado apresenta por volta de 91% da área de algodão semeada. É o que mostra um levantamento do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado nesta segunda, dia 6.

A expectativa é que o regime de chuvas favoreça as lavouras de algodão e, assim, haverá um ganho de produtividade em relação ao ano passado. Dessa maneira, a previsão da Conab é de uma produção superior à do ano passado, já que a área continuará praticamente a mesma. O estoque inicial para a safra 2011/12 é o mais alto dos últimos três anos, 492,5 mil toneladas.

Mesmo com o aumento das exportações brasileiras da pluma de algodão em 2011 em 48%, o setor têxtil do Brasil não pressionou os estoques, consumindo 10% a menos do que em 2010. Comprovando isso, dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) registraram uma redução de 14,8% na produção da indústria têxtil no ano de 2011 em relação a 2010, que ainda anda a passos lentos. Há uma pressão sobre o setor têxtil nacional pela importação de tecidos ou confecções, o que desfavorece o consumo interno da fibra e impulsiona a exportação em 2012.

A produção da pluma de algodão mato-grossense deverá aumentar 0,6%. O Estado também representa cerca de 49% da produção nacional. É o que aponta o relatório divulgado pela Conab. O Estado da Bahia aparece na segunda colocação, representando 32% de toda a produção nacional. No ranking dos 20 municípios brasileiros com as maiores produções, 12 deles são de Mato Grosso, com destaque para Campo Verde e Sapezal, que ocupam a segunda e terceira colocações, respectivamente. Esse aumento vem ocorrendo devido à prática de “inversão de safra”, na qual o produtor planta em espaço adensado após o cultivo da soja. Com relação à safra anterior, o relatório constou que a produção brasileira deverá aumentar 1,64%, ficando em 1.996,2 mil toneladas.

Exportação
Antes do ano de 2011, o volume da pluma exportada por Mato Grosso e pelo Brasil com destino à China era quase inexistente. Sabe-se que a pluma era importada em grande quantidade pelo continente asiático, mas somente em 2011 o Brasil conquistou o desejado mercado com volume recorde. É o que aponta a série histórica levantada pelo Secex. Em 2011 a soma do total exportado pelo Brasil chegou a 2,7 milhões de toneladas, ou seja, o maior dentre os últimos 12 anos. Isso ocorreu devido ao ritmo descolado entre o crescimento acelerado da China e a produção de produtos primários. No Estado de Mato Grosso não foi diferente, com 127 toneladas exportadas em 2011, obtendo um incremento de 216%, demonstrando que acompanhou o crescimento das exportações brasileiras para a China.

Sair da versão mobile