Boletim Imea: Produção de milho no Mato Grosso se destaca e é recorde em 2011

Preço do grão garantiu rentabilidade para o produtor do EstadoO primeiro semestre do ano foi de pessimismo em relação a expectativa para a produção de milho no Mato Grosso. No entanto, o grão conseguiu fechar a safra 2010/2011 em destaque, fazendo com que vários analistas a considerassem o início da "era do milho" no Estado. De coadjuvante o grão recebeu um papel equivalente ao da soja e se tornou fundamental nos ganhos dos produtores. A cultura assumiu esse status mesmo em um ano com clima não tão favorável a ela e que resultou em uma produção menor que a

A liquidez do cereal foi a melhor de todos os tempos devido aos baixos estoques de passagem que a cultura encontrou. Com a fartura dos valores que alavancaram o resultado financeiro do cereal, o produtor pôde arcar com os contratos e encomendar a safra 2011/2012, com tanta antecedência, que faltaram valores comparativos de período, pois o milho nunca foi comercializado tão antecipadamente.

A expectativa para a safra 2011/2012 é de 2,2 milhões de hectares previstos e mais de 9,5 milhões de toneladas produzidas do grão. No entanto, para isso serão necessários muito trabalho do produtor e condições climáticas favoráveis para a cultura.