A bolsa reduziu a previsão de colheita de soja para 43 milhões de toneladas – na semana anterior, a estimativa era de 44 milhões de toneladas. Analistas previam, no início da temporada, que a produção 2011/2012 de soja fosse superar as 49 milhões de toneladas produzidas no ciclo anterior.
Segundo o boletim, a seca no início da temporada fez os produtores começarem o plantio somente em janeiro, afetando o ciclo de crescimento da oleaginosa. Além disso, os campos foram atingidos por uma série de geadas na semana passada, embora as plantações prejudicadas “não representem uma grande área” com soja.
O país sul-americano lidera as exportações globais de óleo de soja e de farelo de soja, além de ser o terceiro maior fornecedor do grão. Neste ano, os preços da oleaginosa foram impulsionados devido às safras menores na Argentina e no Brasil.
A Bolsa de Cereais de Buenos Aires também reduziu as estimativas de produção de milho em um milhão de toneladas, para 19,8 milhões de toneladas – abaixo do que fora previsto inicialmente. Até agora, 41,3% da safra foi colhida.