Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bolsa de Buenos Aires projeta nova redução na safra argentina de soja 2011/2012

Produção do país vizinho não deve ultrapassar 41 milhões de toneladasAs perspectivas para a safra de soja da Argentina continuam a ser reduzidas e a produção não deve ultrapassar 41 milhões de toneladas, informou nesta quinta, dia 3, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires em seu relatório semanal. A estimativa recuou dois milhões de toneladas em relação à semana passada. Há apenas duas semanas, a bolsa havia projetado uma produção em 2011/2012 de 44 milhões de toneladas.

— A produtividade que observamos não está atendendo as nossas expectativas — disse o analista de safra de Buenos Aires Esteban Copati.

A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja e terceiro de soja em grão, atrás do Brasil e dos EUA. Os preços globais da soja estão aumentando nas últimas semanas devido às safras medianas tanto da Argentina quanto do Brasil.

No início da temporada, muitos analistas previam que a produção argentina da oleaginosa em 2011/2012 ultrapassaria as 49 milhões de toneladas da safra anterior, mas a seca em dezembro e janeiro atingiu a produção e levou muitos agricultores a suspenderem o plantio até o final de janeiro. Assim, as temporadas de crescimento e adormecimento da soja foram encurtadas, reduzindo a produção potencial.

Com cerca de dois terços da soja colhida, os agricultores registram uma produtividade de 2,6 a 2,8 toneladas por hectare, quando eram esperadas 2,9 a 3,1 toneladas, afirmou Copati.

Sair da versão mobile