Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Bolsonaro vai ao Congresso nesta terça apresentar novas reformas

Uma das medidas que será apresentada pelo presidente inclui a que traz gatilhos que elevam o controle fiscal para conter o avanço de gastos do governo

Jair Bolsonaro
O governo deve apresentar três propostas de emenda à Constituição (PEC) – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro é aguardado nesta terça-feira, 5, no Senado para entregar as propostas das próximas reformas que o governo quer ver aprovadas. O esforço é uma sequência à aprovação da reforma da Previdência, ocorrida no fim de outubro. Além de Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Oxyx Lorenzoni, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, deverão acompanhar o presidente.

Bolsonaro e seus ministros serão recebidos pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), no gabinete da presidência do Senado. Após a entrega das propostas. O governo apresentará três propostas de emenda à Constituição (PEC). A primeira PEC traz gatilhos que elevam o controle fiscal para conter o avanço de gastos obrigatórios, principalmente com funcionalismo e benefícios sociais.

A segunda proposta traz uma espécie de regra de ouro para os estados, um instrumento que proíbe o endividamento público para pagar as despesas correntes, como os salários do funcionalismo público, benefícios de aposentadoria, contas de luz e outros custeios.

Já a terceira PEC vai propor ampla revisão dos fundos constitucionais e infraconstitucionais. Hoje, são 260 fundos desse tipo. O governo ainda pode apresentar uma quarta PEC, a da reforma administrativa. Essa proposta alteraria as regras do serviço público, como a estabilidade, por exemplo.

Sair da versão mobile