Diversos

Bolsonaro estuda transferir gestão da Funai para Ministério da Agricultura

Segundo o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a ideia é mudar a visão sobre a questão indígena no país

Foto: Mário Vilela/Funai

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira, dia 3, que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, deve transferir a gestão da Fundação Nacional do Índio (Funai) da pasta da Justiça para o Ministério da Agricultura.

Onyx ressaltou que a decisão ainda está em estudo, mas afirmou que tem conversado com lideranças indígenas e pesquisadores. A ideia é mudar a abordagem sobre a questão indígena no país.

“Nós temos áreas de atuação, a Funai é apenas uma delas, que precisa de novo direcionamento, nova fórmula. O Brasil, há muitos anos, cuida dos seus índios através de ONGs, que nem sempre fazem um trabalho mais adequado. A população indígena tem reiterado que ela quer sua liberdade, sua independência, mantendo suas tradições, mas não necessariamente quer ficar na situação em que muitas comunidades indígenas no Brasil estão”, afirmou.

Segundo Onyx, a visão que Bolsonaro tem é no sentido de poder dar condições aos indígenas que quiserem buscar outras condições. E que, segundo ele, não foi permitido na política feita nas últimas duas décadas.

“Pesquisadores brasileiros inclusive escreveram cartas para nós dizendo que tem muita dificuldade em acessar áreas de conservação e áreas indígenas. Então veja bem, os estrangeiros acessam. Então nós precisamos identificar o que é conflito fabricado, que tem aos montes no Brasil, e o que é problema verdadeiro”, disse o futuro ministro.

Lorenzoni enfatizou que a questão indígena no Brasil está sob discussão e análise interna.

Bolsonaro critica forma como europeus defendem meio ambiente e índios