Bom Dia Campo ensina a preparar tomates recheados

Saiba também dicas para comprar, conservar e consumir o frutoO tomate é originário dos países andinos e está entre as hortaliças mais consumidas no mundo. Importante fonte de nutrientes, ele pertence à família das solanáceas, que também inclui a berinjela e a batata.

Esse fruto é a mais rica fonte de licopeno, um antioxidante que retarda o envelhecimento. No Brasil, é usado in natura ou em molhos. Na atual safra, grande parte da oferta de tomate rasteiro será destinada à indústria.

Como comprar

A maior oferta de tomates e os menores preços ocorrem no período de julho a outubro. No mercado são encontrados vários tipos: santa cruz , caqui, cereja e saladinha. O tomate denominado longa vida tem maior conservação pós-colheita. Tem a mesma aparência dos outros, mas, quando bem maduro e vermelho, ele se mantém firme por mais tempo. Em alguns mercados, também se encontra tomate cereja e santa cruz de cor amarela. A cor, a firmeza e a sanidade são as características mais importantes na hora da compra. Os frutos devem estar ”de vez” (mudando de verde para maduro) quando se pretende conservá-los em casa por mais tempo. Quando totalmente vermelhos, servem para consumo imediato ou para molho. Evite comprar os frutos totalmente verdes (eles podem não amadurecer), com furos, com manchas ou ferimentos. Ao escolher os frutos deve-se evitar apertá-los ou jogá-los na banca para não estragá-los.

Como conservar

Os tomates se conservam bem fora da geladeira por poucos dias. Frutos vermelhos estragam rapidamente, por isso, se não forem consumidos logo, devem ser colocados na geladeira, na parte inferior, dentro de sacos de plástico perfurados. Tomates ”de vez” devem ser mantidos em ambiente natural até o completo amadurecimento. O fruto cru ? inteiro ou picado ? não deve ser congelado. Somente o molho de tomate pode receber este tratamento.

Como consumir

O tomate pode ser consumido em saladas, purês, molhos, doces, geléias ou sucos. Prefira tomates maduros ou “de vez”, pois o fruto verde não tem valor nutritivo adequado.

O tipo caqui é mais indicado para salada. Para preparo de molho, purê e geléia, prefira os tomates santa cruz ou saladinha, que apresentam maior rendimento. O tomate cereja pode ser usado inteiro como aperitivo ou em saladas.

Quando o tomate é consumido cru, principalmente com casca, é fundamental higienizá-lo bem antes do consumo. Após lavagem em água corrente, os frutos são deixados de molho em água filtrada com água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água por 30 minutos). Em seguida, devem ser enxaguados com água filtrada. Deixar os tomates de molho na água com água sanitária ou com vinagre não elimina os resíduos de pesticidas ou agrotóxicos, mas elimina microorganismos que possam estar na casca.

Dicas

Para facilitar a retirada da pele ou casca do tomate, espete-o com um garfo e leve-o ao fogo. Mantenha-o a certa distância para não queimá-lo. Vire o fruto lentamente até que a casca comece a soltar.

Se o fruto estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais firme e mais fácil de ser cortado.

Tomates recheados

O tomate foi um dos alimentos responsáveis pela queda da inflação, segundo o IBGE. O produto registrou um dos preços mais baixos na semana passada, apresentando queda de 20%. O consumidor pode aproveitar a época para incluir mais o fruto no seu cardápio. Que tal aprender a preparar tomates recheados?

Ingredientes:

– Uma cebola pequena picada;
– Um dente de alho picado;
– 150g cogumelo paris lavado e cortado em cubos;
– Um quarto (¼) de xícara de vinho branco seco
– Uma colher sopa de azeite
– 50g Queijo parmesão ralado
– Sal
– Pimenta
– Salsinha picada
– Três tomates Débora lavados e sem miolo

Acompanhe o modo de preparo: