Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bom preço do milho anima produtores do Rio Grande do Sul

Valor pago pela saca do grão é o melhor registrado nos últimos três anosContrariando as previsões traçadas para o início do verão, a metade norte do Rio Grande do Sul ainda não está sofrendo os efeitos do fenômeno La Niña, caracterizado pela escassez de chuvas. O cenário, com lavouras de milho verdes e bem desenvolvidas, anima os produtores que investiram na cultura.

Nesta safra, o preço pago pelo grão deverá ser o melhor em três anos. A saca está sendo comercializada, em média, a R$ 22 no balcão, valor superior à média histórica de dezembro, que é de R$ 20,30.

Segundo o analista financeiro Paulo Molinari, da Safras & Mercado, a diminuição na área influencia na alta dos preços ? neste ano, só no Rio Grande do Sul, a cultura teve redução estimada de 3,7% na área plantada em relação a 2009, de acordo com a Emater. Para Fábio Oberto, gerente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Cruz Alta, 80% das lavouras do Estado ? localizadas nas regiões Norte e Noroeste ? estão em ótimas condições.

? Se nessas regiões o clima continuar como está, deveremos ter uma das maiores produtividades da história no Estado ? afirma Oberto.

O agricultor Lino Pazinatto, 74 anos, já calcula os lucros que terá com os 92 hectares plantados com milho em Colorado, no norte do Estado. Pazinatto destina todos os anos 30% de sua propriedade à cultura. Ele acredita que a lavoura deverá produzir 22 sacas por hectare, número superior às 19 sacas por hectare colhidas na última safra.

Sair da versão mobile