Bombeiros brasileiros vão ajudar no socorro às vítimas no Haiti

Aeronave partiu com 17 toneladas de remédios para a população haitiana e equipamentos de resgate, além de água para militaresEquipes de resgate brasileiras estão a caminho do Haiti nesta quinta, dia 14. Com a prioridade de socorrer os feridos, 51 bombeiros do Rio de Janeiro e de Brasília embarcaram, acompanhados por médicos e enfermeiros. Eles mostravam a vontade de ajudar as vítimas do terremoto.

? A expectativa é chegar ao Haiti o mais rápido possível, porque cada hora que passa a probabilidade de existirem pessoas vivas vai diminuindo ? disse o sargento Sebastião Júnior.

A missão leva também quatro cães farejadores, treinados para procurar tanto pessoas mortas como vivas.

A aeronave partiu com 17 toneladas de remédios para a população haitiana, equipamentos de resgate, além de água e alimentos para os militares.

? A gente se sente glorificado de estar apoiando o governo brasileiro cumprindo uma missão humanitária, e é glorificante para todos nós como pessoas e como militares que somos ? disse o comandante da aeronave, tenente coronel José Marcelo.

A previsão é que o avião da Força Aérea Brasileira pouse ainda na noite desta quinta em Porto Príncipe. A equipe deve ficar no país pelo menos 20 dias, mas a aeronave retorna em seguida ao Brasil e fica à disposição para novas viagens.

No Haiti, o governo brasileiro começou um plano emergencial para enfrentar os problemas mais graves, como o enterro dos mortos, o socorro médico aos feridos, a remoção dos destroços, o reforço da segurança e a distribuição de água e comida. Aqui no Brasil, entre os familiares de integrantes da missão se misturam os sentimentos de preocupação e orgulho.

? O meu coração aperta, mas o orgulho é muito maior, porque eu tenho certeza de que eles vão e irão voltar em segurança, no seu direito de ir e vir ? disse Vanda dos Santos, mãe de um bombeiro.