Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bombeiros brasileiros vão ajudar no socorro às vítimas no Haiti

Aeronave partiu com 17 toneladas de remédios para a população haitiana e equipamentos de resgate, além de água para militaresEquipes de resgate brasileiras estão a caminho do Haiti nesta quinta, dia 14. Com a prioridade de socorrer os feridos, 51 bombeiros do Rio de Janeiro e de Brasília embarcaram, acompanhados por médicos e enfermeiros. Eles mostravam a vontade de ajudar as vítimas do terremoto.

? A expectativa é chegar ao Haiti o mais rápido possível, porque cada hora que passa a probabilidade de existirem pessoas vivas vai diminuindo ? disse o sargento Sebastião Júnior.

A missão leva também quatro cães farejadores, treinados para procurar tanto pessoas mortas como vivas.

A aeronave partiu com 17 toneladas de remédios para a população haitiana, equipamentos de resgate, além de água e alimentos para os militares.

? A gente se sente glorificado de estar apoiando o governo brasileiro cumprindo uma missão humanitária, e é glorificante para todos nós como pessoas e como militares que somos ? disse o comandante da aeronave, tenente coronel José Marcelo.

A previsão é que o avião da Força Aérea Brasileira pouse ainda na noite desta quinta em Porto Príncipe. A equipe deve ficar no país pelo menos 20 dias, mas a aeronave retorna em seguida ao Brasil e fica à disposição para novas viagens.

No Haiti, o governo brasileiro começou um plano emergencial para enfrentar os problemas mais graves, como o enterro dos mortos, o socorro médico aos feridos, a remoção dos destroços, o reforço da segurança e a distribuição de água e comida. Aqui no Brasil, entre os familiares de integrantes da missão se misturam os sentimentos de preocupação e orgulho.

? O meu coração aperta, mas o orgulho é muito maior, porque eu tenho certeza de que eles vão e irão voltar em segurança, no seu direito de ir e vir ? disse Vanda dos Santos, mãe de um bombeiro.

Sair da versão mobile