O silo de grãos da empresa Marasca Comércio de Cereais, com cerca de 30 metros de altura, estourou por volta das 16h de sexta e atingiu os trabalhadores identificados pela Brigada Militar (BM) como Ricardo Polonia e Antônio Daniel, que estavam próximos ao local.
O acidente aconteceu quando os operários trabalhavam ao lado de um silo de armazenamento de trigo. A estrutura se rompeu e causou o vazamento dos grãos. Informações preliminares apontaram que outros homens teriam conseguido se salvar do acidente, sem ferimentos.
O silo tem capacidade para armazenar em torno de 60 toneladas de grãos. Um segundo silo com soja, que fica ao lado do que se rompeu, também teve a estrutura danificada, o que dificultou o trabalho das buscas.
Durante a manhã de sábado, as buscas aos funcionários eram feitas com auxílio de cinco máquinas retroescavadeiras da prefeituran que atuavam na retirada dos grãos. Ambulâncias da prefeitura de Júlio de Castilhos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, aguardavam a retirada das vítimas.