Bons preços estimulam plantio do alho na Serra do Rio Grande do Sul

Emater confirma tendência de aumento de área plantada nesta safra, que deve chegar a 2,25 mil hectaresO plantio da cultura do alho está na fase final no Rio Grande do Sul. Conforme o informativo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), está se confirmando um aumento de área, que deve superar em até 25% a safra anterior, chegando a 2,25 mil hectares na região da Serra.

O presidente da Associação dos Produtores de Alho do Rio Grande do Sul, Olir Schiavenin, estima que a produção total nesta safra chegue a 20 milhões de quilos, com produtividade média de 10 mil quilos por hectare. Ele salienta que esta é uma alternativa importante de renda para a pequena propriedade.

? Nós conseguimos conciliar o cultivo do alho e o cultivo da uva. É uma boa alternativa para os pequenos produtores aqui da nossa região que são responsáveis por mais de 90% do alho produzido no Rio Grande do Sul ? ressalta.

Segundo Schiavenin, a última safra teve uma comercialização com um dos melhores preços da história da cultura. O preço médio ao produtor chegou a R$ 5,50 o quilo do alho. Em safras anteriores, o produtor chegou a amargar prejuízos vendendo o produto a, no máximo, R$ 1,80.