Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Borracha que tem etanol como matéria-prima será produzida no Rio Grande do Sul

Produto é usado na indústria automobilística e até para fabricar chicletesA unidade do polo de Triunfo, no Rio Grande do Sul, da alemã Lanxess passará a produzir a primeira borracha EPDM que troca o petróleo pelo etanol de cana-de-açúcar como matéria-prima básica. A unidade será reprojetada para usar o eteno verde da Braskem como insumo básico em 10 mil das 40 mil toneladas anuais da fábrica de Triunfo. Será a primeira produção mundial desse tipo de produto com base biológica.

As borrachas EPDM são usadas na indústria automobilística (laterais de pneus, tubos, mangueiras para radiadores e na vedação de vidros e de portas), na construção civil (membranas de borracha para telhados, distribuição de água potável, vedantes) e até na fabricação de chicletes. A Lanxess comprou a antiga Petroflex em 2007.

O anúncio foi feito nesta segunda, dia 4, em São Paulo, onde a Lanxess vai investir cerca de R$ 75 milhões na construção de duas novas unidades produtivas em Porto Feliz. Uma das unidades será para a produção dos plásticos de engenharia de alta tecnologia, a Durethan e Pocan, usadas principalmente pela indústria automotiva para fazer carros mais leves e mais eficientes em termos de combustível. A nova fábrica terá capacidade inicial de 20 mil toneladas por ano e entrará em operação em meados de 2013.

Sair da versão mobile