O tráfego de caminhões que estão parados na BR-163 no Pará foi liberado na manhã desta quinta-feira, dia 7. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como o ritmo de correção dos trechos mais afetados pela chuva foi intenso, motoristas que estão há dias parados na rodovia e que têm como destino o Porto de Miritituba poderão seguir viagem. A passagem de carretas acontece um dia antes do prazo estabelecido.
O Ministério da Infraestrutura informou através do Twitter que a expectativa da pasta é zerar a fila de caminhões com destino ao Arco Norte até o fim desta quinta.
[BR-163: Recuperação dos trechos críticos] O trecho de subida no sentido norte, para Miritituba e Santarém, começou a ser liberado nesta manhã. A expectativa é de zerar a fila de caminhões até o fim desta quinta-feira, 24 horas antes do previsto. pic.twitter.com/otx9VNh8or
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) 7 de março de 2019
Tráfego de volta liberado
A passagem de caminhões que já fizeram entregas no porto e descem para Mato Grosso também foi liberada nesta quinta.
“Mais de 1.200 carretas passaram pelo posto de controle e atravessaram os trechos críticos restaurados pelo Exército e pelo departamento de transportes. De acordo com o diretor geral do DNIT, general Santos Filho, o trabalho andou rápido, com uma resposta mais eficaz do que o planejado”, informou o órgão de transporte em comunicado. O tráfego em Guarantã do Norte (MT), no entanto, deve continuar bloqueado até sexta-feira, 8.
A liberação das carretas no sentido sul da BR-163/PA, retornando dos portos de Miritituba, foi antecipada e ocorreu com sucesso. O ministro, @tarcisiogdf, vistoriou na tarde de ontem os trabalhos realizados para recuperação dos trechos. Saiba mais ? https://t.co/HtaWBIaEek pic.twitter.com/EjsE5Abfo1
— DNIT (@DNIToficial) 7 de março de 2019
Atoleiros: caos logístico na BR-163 vira notícia nos EUA e Argentina