O governo brasileiro anunciou a abertura de dois novos mercados internacionais. Em comunicado conjunto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmaram a autorização para exportação de bovinos e bubalinos para reprodução no Gabão e de vísceras comestíveis no Chile.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Com a abertura do mercado gabonês, o agronegócio brasileiro alcança sua 75ª abertura de mercado em 2024, totalizando 153 novos mercados em 53 países desde o início de 2023.
Em 2023, o Gabão importou mais de US$ 46 milhões em produtos do agronegócio brasileiro, sendo o setor de carnes responsável por 85% desse valor.
Exportação para o Chile
Simultaneamente, o Chile autorizou a importação de vísceras comestíveis de aves, ruminantes e suínos, somando-se a outras autorizações recentes como mamão fresco e material genético avícola.
Nos primeiros cinco meses de 2024, as exportações agrícolas do Brasil para o Chile totalizaram US$ 733 milhões, com o setor de carnes representando 51% desse valor.