Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil assume presidência do Conselho Agropecuário do Sul

Conselho coordena ações em políticas públicas para a agricultura dos países do MercosulO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, assume, em nome do governo brasileiro, a presidência do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) para o período 2010/2011. Criado em 2003 no âmbito do Mercosul, o conselho é o foro de discussão e coordenação de ações em políticas públicas para a agricultura dos governos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Rossi assume a presidência do conselho em Santiago do Chile, onde será realizada, a partir desta quinta, a 19ª

? O Brasil vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos uma parceria com nossos países vizinhos e irmãos, que deve ser aprofundada em termos de cooperação técnica agrícola ? diz Rossi, ressaltando que um dos objetivos comuns dos seis países que participam do conselho é a erradicação da febre aftosa no continente.

? Como o Brasil está livre da doença há quase seis anos, temos condições de ampliar a cooperação técnica para alcançar esse resultado ? garante.

A presença da doença em países de fronteira, como a Bolívia, tem sido usada como pretexto por concorrentes para tentar barrar a entrada da carne bovina brasileira em alguns mercados internacionais.

? Trata-se de uma questão sanitária importante e, por isso, viemos desenvolvendo ações para ajudar especialmente a Bolívia a livrar seu rebanho da doença.

De acordo com o ministro, outros temas a serem discutidos pelo CAS em Santiago do Chile são as estratégias para ampliar as oportunidades da região no mercado agropecuário mundial e a política de biotecnologia. A última reunião do conselho foii realizada em maio deste ano, em Buenos Aires, Argentina. Os representantes de governo abordaram as perspectivas de curto prazo no setor e as mudanças climáticas na região.

Participam da delegação brasileira, além do ministro Wagner Rossi, os secretários Francisco Jardim (Defesa Agropecuária), Célio Porto (Relações Internacionais) e Edilson Guimarães (Política Agrícola), bem como técnicos do Ministério da Agricultura.

Paralelamente à reunião do conselho, também haverá encontros com representantes do setor privado agropecuário da região, como cooperativas e associações rurais, para continuar gerando mecanismos regionais de interação público-privado por temas, produtos e cadeias produtivas.

Instituído pelo Mercosul, o CAS é um fórum de consulta e coordenação das ações dos países membros. Seu estatuto prevê uma presidência rotativa, com duração de um ano, e uma secretaria técnico-administrativa nas instalações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O trabalho do conselho, que se reúne duas vezes por ano, é voltado ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, florestal e pesqueiro.

Sair da versão mobile