Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil avança na exportação de frutas produzidas com padrão de qualidade

Dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura durante o 10º Seminário Brasileiro de Produção IntegradaO Brasil exportou, no final do ano passado, mais de 120 mil toneladas de maçã cultivada pelo Sistema de Produção Integrada (Sapi). Esse volume corresponde a cerca de 20% da fruta produzida no país, nos moldes do sistema integrado, voltado para alimentos de alta qualidade. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e foram apresentados nesta quinta, dia 21, no 10º Seminário Brasileiro de Produção Integrada, realizado na cidade mineira de Ouro Preto.

? Esse é um número significativo, pois revela a crescente adesão dos produtores ao sistema. Eles estão cada vez mais conscientes de que a produção integrada permite a racionalização de insumos agrícolas, aumento da produtividade e qualidade do alimento e preferência nos mercados nacional e internacional ? destacou o coordenador de Produção Integrada do ministério, Luiz Nasser.

A maçã foi a primeira fruta a ingressar no sistema integrado de produção, executado no Brasil desde 2001. Atualmente, mais de 42 produtos agropecuários estão inseridos no sistema e 19 normas técnicas específicas de produção foram aprovadas pelo Mapa.

Entre as demais frutas inseridas no sistema, destaca-se a manga, que alcançou volume de produção de mais de 305 mil toneladas, o melão, com cerca de 190 mil toneladas e a uva fina de mesa, que rendeu, em 2007, o equivalente a 167 mil toneladas. De acordo com dados do ministério, o mercado externo consome quase 100% da uva.

? Comparado com países da União Européia e com os Estados Unidos, ainda temos muito o que avançar em sistema de produção integrada. Mas estamos no caminho certo e muitos produtores já entendem a importância de produzir dentro de um processo economicamente viável, socialmente justo e com respeito ao meio ambiente ? avaliou Nasser.

Sair da versão mobile