Brasil avança nas negociações para exportação de leite em pó e condensado para Rússia

Cooperativas devem exigir dos governos maior adesão ao programa de erradicação de doençasO secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, informou que recebeu a lista com os requisitos sanitários da Rússia para as exportações de leite em pó e de leite condensado brasileiro. O anúncio foi feito durante reunião conjunta das Câmaras de Leite da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), em Brasília, realizada nessa semana.

Kroetz destacou também que os representantes de cooperativas devem exigir dos governos locais e regionais maior adesão ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), para que as exportações de lácteos aumentem.

Importação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, presente ao encontro com representantes de cooperativas, enfatizou que o governo defende que os níveis de importação de leite se mantenham como vinham ocorrendo normalmente, pois o Brasil não pode ser o depósito do excesso de leite de outros países, o que prejudicaria a produção nacional.