Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil e Bolívia estão cada vez mais ligados pela pecuária

Agropecruz ocorreu em Santa Cruz de La Sierra até este domingo, dia 26Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, é uma cidade que não para de crescer. Em 30 anos, pulou de 100 mil para mais de 1,5 milhão de habitantes. Capital da pecuária seletiva, recebe cerca de 80 mil pessoas por ano em busca de oportunidades. 

É lá que ocorreu, do dia 21 de abril até este domingo, dia 26, uma das principais feiras da Bolívia, a Agropecruz, que em sua 19ª edição. Junto com o evento, houve o simpósio latino-americano, que este ano debateu produtividade na pecuária de corte.

Dos 10 palestrantes, oito eram brasileiros. Os bolivianos estão apostando no investimento em tecnologia e na informação e o intercâmbio Bolívia/ Brasil faz parte da rotina.

No Parque de Exposições, a qualidade dos animais impressiona, com 426 exemplares das raças nelore, nelore mocho Braman e gir.

A Associação Boliviana de Criadores de Zebu revitalizou a feira nos últimos três anos, criando o ranking nacional da mesma forma que é feito no Brasil. A entidade trouxe também o debate técnico. As regras na pista são as mesmas, apenas na mensuração algumas medidas foram excluídas do catalogo como altura e comprimento.  

Na pista pecuaristas tradicionais, como Osvaldo Monastério e Eduardo Anhez. Os jurados são os brasileiros Carlos Nassif, Fabio Miziara e Pedro de Oliveira Sobrinho, que ficaram impressionados com o Nelore Mocho.

O que se quer ver na Agropecruz são os grandes campeões.  Na raça gir, o touro Denílson TE da Esterlina foi o grande campeão. O pecuarista Eduardo Eguez ficou como o melhor criador e expositor da raça. Já o pecuarista Luis Saavedra ainda levou o título de melhor criador e expositor da raça nelore.

O presidente da Associação dos Criadores de Zebu, Marcelo Estensorro, acompanha de perto o crescimento da pecuária na Bolívia. Depois do sucesso da Agropecruz, agora já é hora de planejar a próxima feira em setembro.

Sair da versão mobile