Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ESTÍMULO AO SETOR

Brasil busca impulsionar produção de borracha natural

Na última semana, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu ao presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, Antonio Carlos Gerin, para discutir interesses dos produtores

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na última quarta-feira (31) com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, Antonio Carlos Gerin, juntamente com representantes dos produtores e sangradores de borracha. O encontro aconteceu na Superintendência de Agricultura e Pecuária, em São Paulo (SFA-SP).

Com o intuito de impulsionar a produção nacional, o setor apresentou suas demandas ao ministro Fávaro, que se mostrou sensível às solicitações do grupo. O ministro manifestou interesse em dar continuidade às discussões por meio de reuniões futuras da Câmara Setorial, a qual engloba representantes de diversos segmentos, incluindo produção, sangria, usinas e indústria pneumática.

O Brasil, que já líder mundial na produção de borracha natural, hoje ocupa a 11ª posição no ranking global, contribuindo com apenas 1% do total mundial. Segundo representantes do setor, a produção nacional abastece 40% do mercado doméstico, enquanto o restante é suprido por importações. Eles destacam que as taxas de importação da borracha chegaram a atingir 40% no passado, mas atualmente a alíquota está fixada em 3,2%.

Além do ministro Fávaro e do presidente Gerin, também estiveram presentes na reunião Esequiel Liuson, superintendente substituto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo; Elaine Cristine Piffer Gonçalves, consultora técnica da Câmara Setorial da Borracha; Eduardo Antônio Sanchez, diretor da Apotex Brasil e da Cooperativa dos Produtores de Borracha Natural (Coopbor); e Natalino de Freitas e Mário Miranda, representantes do Movimento Nacional dos Produtores e Sangradores.

A reunião representa um passo importante no diálogo entre o setor produtivo de borracha natural e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), demonstrando a disposição em buscar soluções que fortaleçam a produção nacional e incentivem a retomada do Brasil como um dos principais protagonistas do mercado global de borracha natural.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile