Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil descarta restrição de entrada de alimentos vindos do Japão

Entretanto, especialistas dizem que o país deveria ter mais cautelaO Brasil não adotou nenhuma medida que proíba a entrada de alimentos vindos do Japão. O risco de uma contaminação radioativa é descartado em produtos industrializados, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, especialistas dizem que o Brasil deveria ter mais cautela.

A radiação vazou de uma usina nuclear no nordeste do Japão e deixou o mundo alerta. Com medo de uma eventual contaminação, que pode aumentar os riscos de câncer, os Estados Unidos suspenderam a compra de leite cru e vegetais frescos de quatro cidades próximas à usina. Na área de alimentos, o Brasil só compra do Japão misturas para biscoito, pães e pasteis, e por isso não adotou nenhuma barreira. O especialista Paulo César Ribeiro vê com preocupação a atitude brasileira.

? Até a água em Tóquio está com radiação ? defende Ribeiro.

A Anvisa se baseia nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão afirma que os produtos industrializados não oferecem nenhum risco de radiação. Porém, essa postura pode ser revista pelo governo brasileiro caso a importação desse tipo de alimento represente alguma ameaça a saúde das pessoas.

? A postura do Brasil pode ser alterada se surgir problema ? lembra a gerente de alimentos da Anvisa, Denise Resende.

Sair da versão mobile