Liderando um grupo de quatro estudiosos no assunto, o executivo esteve na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em São Paulo, no dia 20 de agosto, para entender melhor o papel da cana e seus derivados na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
? É notável verificar a expansão da bioenergia no Brasil, com produtos que utilizam a cana como matéria prima, caso dos plásticos “verdes” e os biohidrocarbonetos. Logo eles substituirão os de origem fóssil ? destaca Valle, que também é diretor internacional da Associação Brasileira de Ecologia e Prevenção à Poluição (Abeppolar), instituição associada à Iuappa desde 1996.
Na Unica, a delegação foi recebida pelo consultor em Tecnologia e Emissões da entidade, Alfred Szwarc. O grupo recebeu informações e dados sobre o setor sucroenergético brasileiro, com foco nos benefícios ambientais proporcionados pela produção e utilização do etanol, que comparado à gasolina reduz as emissões de gás carbônico (CO2) em até 90%. Após os visitantes seguiram para a Usina Ester, associada da Unica, no município de Cosmópolis (SP).