Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil deve ter novo recorde na colheita de grãos, indica levantamento da Conab

País pode colher quase 160 milhões de toneladasA ampliação das áreas plantadas com algodão, feijão, soja e arroz, aliada a condições climáticas favoráveis, deve fazer com que o país colha 159,5 milhões de toneladas na safra 2010/2011. O oitavo levantamento desta safra de grãos, divulgado nesta terça, dia 10, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que o recorde obtido na safra passada, de 149,2 milhões de toneladas, deve ser superado em 6,9%, ou 10,3 milhões de toneladas.

A área plantada com grãos foi ampliada nesta safra em 3,9%, ou 1,84 milhão de hectares (ha), abrangendo 49,3 milhões de ha. O destaque foi o algodão, que teve sua área aumentada em 65% (550,5 mil ha) em relação ao ciclo passado (835,7 mil ha). Por isso, a estimativa é uma colheita de 2 milhões de toneladas de pluma, um incremento de 843,7 mil toneladas.

O feijão apresentou aumento de área de 5%, alcançando 3,8 milhões de hectares, e deve ter uma produção de 3,8 milhões de toneladas, 14,3% a mais do que na safra passada. A soja cresceu 2,9% em área, com 24,1 milhões de hectares plantados e sua produção aumentou 7,2%, subindo para 73,6 milhões de toneladas, com sua colheita praticamente finalizada.

Com aumento de área de 3,7%, passando para 2,88 milhões de hectares, a produção de arroz deve crescer, segundo a Conab, 19,2%, chegando a 13,9 milhões de toneladas, 2,2 milhões de toneladas a mais do que na safra anterior.

Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães, o aumento na estimativa de produção está diretamente ligado ao uso da tecnologia. Enquanto a área plantada cresce pouco mais de 4%, o volume de grãos colhidos aumenta quase 8%. Significa que o agricultor está produzindo mais por hectare a cada ano.

? Se você olhar a área tem crescido pouco, mas a produção não. Nós atingimos recordes atrás de recordes. Isso mostra que o produtor está trabalhando com um dos melhores níveis de tecnologia do mundo ? explica.

A pesquisa foi feita entre 25 e 28 de abril por técnicos da Conab que consultaram representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de parte da Região Norte.

Confira como foi o levantamento anterior

Sair da versão mobile