Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil deve ultrapassar EUA na produção de soja e abastecer 50% do mercado mundial

Dados são do Outlook Fiesp, estudo com projeções do Agronegócio para 2023Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) prevê que, se o clima permitir, em 2023 a safra de soja brasileira deverá representar quase 50% das exportações mundiais. O Brasil só não irá ultrapassar o atual maior produtor do grão, os Estados Unidos, se for atingido por uma quebra de safra ocasionada, por exemplo, por uma intempérie climática.

>> Acesse o site especial do projeto Soja Brasil

commodities

– Os resultados para os principais produtos mostram a urgente necessidade de se estabelecer políticas públicas que ofereçam sustentação e estímulo frente ao grande potencial produtivo do Brasil – explica o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Isto porque o país precisa estar preparado para escoar toda produção do setor, como por exemplo, as 238 milhões de toneladas de grãos e as 32 milhões de toneladas de carnes previstas para 2023.

– Se nossa estrutura atual já é insustentável, como será com um incremento de 30% na produção de grãos e 20% em carnes? – questiona Skaf.

Ao avaliar a posição do Brasil frente a tendência de consumo internacional, o Outlook Fiesp 2023 também constatou que continuaremos sendo um país-chave na oferta mundial de alimentos e ampliaremos a participação de mercado para a maior parte dos produtos avaliados.

O estudo, que será atualizado anualmente, traz ainda informações sobre importação e demanda de fertilizantes, dinâmica do uso da terra e consolidação das regiões produtoras.

Sair da versão mobile