Durante os três dias do evento, um estande de 24 metros quadrados do Ministério da Agricultura e da Associação Brasileira de Cafés Especiais oferecerá degustação de cafés especiais de várias regiões produtoras, recepção para clientes e distribuição de materiais promocionais. O espaço será financiado com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
? A participação do estande Cafés do Brasil possibilitará que produtores e empresários estabeleçam contatos e realizem negócios diretamente com potenciais compradores, além de representar uma excelente oportunidade para consolidar o Brasil como fornecedor de cafés especiais e criar uma imagem positiva dos cafés brasileiros no mercado europeu ? enfatiza o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Lucas Tadeu Ferreira.
A Alemanha é o principal comprador europeu do café verde brasileiro. Em 2008, o Brasil exportou 5,18 milhões de sacas do produto para país totalizando uma receita de R$ 826,4 milhões. Os alemães são os maiores consumidores de café entre os países da União Europeia (UE). No ano passado, foram 9,5 milhões de sacas só na Alemanha, enquanto todo o bloco consumiu quase 40 milhões de sacas. Os embarques brasileiros do produto para a UE totalizaram US$ 2,6 bilhões, em 2008.