Brasil divulga produção sustentável de etanol

Mais de 60 técnicos da África, América, Ásia e Oceania participarão da 2ª Semana do EtanolMais de 60 técnicos da África, América, Ásia e Oceania conhecerão a experiência brasileira na produção sustentável do etanol, a partir da cana-de-açúcar, na 2ª Semana do Etanol: compartilhando a experiência brasileira, de 16 a 20 de novembro, em Ribeirão Preto (SP). O curso, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é a segunda edição do programa de treinamento oferecido a representantes do governo, entidades privadas e empresários de regiões em desenvolvimento n

O Brasil é líder mundial em produção de açúcar e etanol de cana-de-açúcar.

? A nossa experiência com o etanol combustível tornou-se referência mundial no campo das energias renováveis, como forma de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis ? ressalta o diretor de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Mapa, Alexandre Strapasson.

Segundo ele, a produção canavieira no país tem crescido 11% ao ano, mesmo em períodos de crise. Em 2008, foram investidos, aproximadamente, R$ 9 bilhões na construção de 30 novas usinas.

? A proposta do treinamento é atender às demandas de países como Vietnã, Etiópia, Egito, Indonésia, entre outros, por informações e capacitação técnica na área de produção e uso de etanol como combustível ? explica Strapasson.

E, para transformar o etanol em commodity, segundo o diretor do Mapa, é fundamental que outros países também sejam grandes produtores, criando, assim, um mercado internacional forte e competitivo para o setor sucrenergético.

Assuntos relacionados à cadeia produtiva do etanol, financiamentos, novas oportunidades e tecnologias, mudanças climáticas, cooperações internacionais e uso automotivo do etanol serão abordados na capacitação. As delegações estrangeiras contarão com serviço de tradução simultânea para o inglês.