O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu, na quarta-feira (25), a delegação da República dos Camarões para discutir parcerias bilaterais e fortalecer a cadeia do cacau. A reunião faz parte de uma proposta de cooperação entre os dois países, visando promover o intercâmbio de experiências e revitalizar a produção cacaueira em ambos.
Um dos principais temas discutidos foi a realização de uma visita ao país africano ainda em 2024. Durante essa visita, técnicos e pesquisadores brasileiros conhecerão o modelo de produção e gestão do cacau em Camarões, apresentando também as boas práticas e técnicas sustentáveis utilizadas na cacauicultura brasileira.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Segundo Martin Mbeng, embaixador de Camarões e chefe da delegação, as informações adquiridas nessa visita serão fundamentais para desenvolver novas propostas de cooperação e renovar o acordo setorial já existente.
A secretária-adjunta de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Lizane Soares, destacou a importância dessa parceria, ressaltando que a cooperação entre os países contribui para o fortalecimento global do setor, uma vez que Brasil e Camarões se destacam mundialmente na produção de cacau.
Além da secretária-adjunta, participaram da reunião representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, e membros da embaixada de Camarões, incluindo o ministro Martial Tchenzette e o conselheiro Francis Seme.