COOPERAÇÃO

Brasil e Indonésia discutem venda de gado em pé

Outro ponto discutido na reunião foi sobre o investimento do país asiático no processo de autossuficiência na produção de cana-de-açúcar

gado vivo, gado em pé, boi, exportação, rio grande do sul
Foto: Divulgação/PortosRS

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, se reuniram com o vice-ministro de Relações Exteriores indonésio, Pahala Mansury, nesta segunda-feira (30) em Jacarta.

O objetivo do encontro foi discutir o aprimoramento das relações comerciais e da cooperação técnico-científica entre os dois países, com destaque para o potencial das exportações de carne bovina e gado em pé do Brasil para a Indonésia.

Durante a reunião, foram abordadas questões comerciais e a simplificação do modelo de exportação, visando aumentar a competitividade e oportunidades para os dois países.

“Isso garante competitividade e oportunidades tanto pro Brasil como também para povo da Indonésia, que vai ter a chance de ter acesso a produtos de qualidade com preços mais acessíveis, uma porta extremamente positiva”, destacou Fávaro.

Etanol

Outro ponto discutido na reunião foi sobre o investimento do país asiático no processo de autossuficiência na produção de cana-de-açúcar.

Em novembro do ano passado a Indonésia aprovou a adição de 5% de etanol à gasolina – medida que só está em vigor em uma província atualmente.

No entanto, o país pretende promover o aumento gradual da mistura até 30% em 2040 e, neste ponto, busca a cooperação técnica com o Brasil.

“O Brasil tem um domínio da tecnologia da produção de alimentos, de energia e de açúcar, através da Embrapa, uma das maiores empresas em pesquisa agropecuária. Nessa agenda tivemos a oportunidade de criar um grupo de trabalho para transferir esta tecnologia para que no futuro muito próximo a Indonésia possa ser autossuficiente na produção de açúcar”, afirmou o ministro.